O percurso até aqui

(escrito em  dezembro de 2010, quando este blog  foi feito)

Quando tudo começou...

Antes do pequeno André nascer, sua mãe ouviu seu coração batendo. E ela, que já havia escutado o coração de um beija flor, ficou maravilhada em descobrir que era igualzinho.

24 de maio de 2005, Casa de Parto do Sapopemba. André nasceu, de parto normal e natural, com 52cm e 3,850kg.Na penumbra, com os pais e a parteira, sem que seu coração aumentasse um batimento sequer, nasceu o bebê zen.



Um mês depois, o problema de peso dele foi detectado: ele não ganhava peso. Altura maior que a média, desenvolvimento normal em tudo. Mas não ganhava peso.

Enquanto vivia suas primeiras aventuras, saindo de sling para barzinhos, eventos nerds, passeios na Liberdade, cursos de literatura e todo lugar, começou uma odisséia para descobrir porque ele não ganhava peso. Enquanto isso, amamentação exclusiva, porque a mãe é teimosa e lupinamente sabia o que era melhor para o pequeno.

Super pai é para os fracos: esse bebê tem um pai Lanterna Verde. E que heroicamente, se tornou o pai 24 por dia, 7 dias por semana, que qualquer bebê gostaria de ter.


Pequeno que tem uma família enorme: 5 gerações de amor vivo...




Depois de 5 longos meses, a descoberta: André era alérgico a leite de vaca. Mãe para de consumir qualquer tpo de derivado de leite e pequeno, que nunca na vida tnha chegado perto de algo que não fosse o leite dela, para de passar mal e começa a engordar. Amamentação exclusiva até os 7 meses. Depois, lentamente incluir outras comidinhas.

A essa altura, pequeno dorme ouvindo On Namah Shivaia e obriga mãe a ler um livro inteiro do Herman Hesse em voz alta, porque se alguém está lendo, tem que ser para ele.

Pais loucos, nerds e apaixonados. Pequeno que pode brincar e viver a vida no seu próprio ritmo. Demorado para querer falar, mas andou antes de um ano.

Pouco mais de um ano, primeira viagem. Minas Gerais, conhecer a bisa que estava fazendo 100 anos...


André crescendo cercado de tios e tias que fazem com que ele seja não só dos seus pais. Um menino criado por um clã.

Fotos do André? Dificuldade. Quem disse que esse menino para quieto?

André cheio de personalidade. Tudo observa, atento. Mas quando se move, é um furacão. Não existe meio termo, é a força do movimento ou a placidez da contemplação.


Menino que começa a amar trens. Menino que gosta de ir para Paranapiacaba. Que ama plantas, que não tem medo de nada.

Menino que pouco fala, mas muito canta. Que se emociona ouvindo música, e chora quietinho, emocionado pelo som. Menino que gosta de histórias.

Teimosia em forma de criatura. Nosso Arauto do Caos.

Primeira ida a praia, amor imediato pelo mar. André carregado no sling, indo para o ano novo chinês.

Lembrança das piadas sobre o sling quando ele era bebezinho - e ninguém conhecia sling, parecia.

André menino que acompanha os pais em tudo, mas que agora já se aventura sozinho. Sai com os avós e deixa os pais. Parece que não existe insegurança no seu vocabulário.

André tem amigos. Pedro Henrique, Vitória, que não são primos mas é como se fossem.


André menino que cresce e cresce, sem parar. Menino que pouco fala e muito expressa. E para falar, o que fazer? O pequeno começa a exigir que se diga o significado de tudo que está escrito. E é então que a magia se faz: descobrimos que ele fala aquilo que lemos. Escrevemos as palavras,mostramos letra por letra. E então ele repete. O menino só aprende a falar através da descoberta da palavra escrita.
 
Advento do Discovery Kids em casa. Pais que observam e selecionam  o que será visto, mas que se aproveitam dos programinhas mais educativos. Vocabulário do pequeno se expande em níveis absurdos. O garoto André, como ele vai chamar a si mesmo dali um ano, decobre Thomas e Seus Amigos. Seu amor por trens já está consolidado. Trem foi o tema do 3º aniversário. Tudo é transformado em trem. Todo o tempo, enquanto anda imita o barulho da locomotiva.


Os cachos de André chegam no meio das costas. André é a calmaria e a tempestade, mas mais que tudo, é gargalhada e gentileza. Vê o pai na tv, dentro da armadura de Storm Trooper, e reconhece que entre todos os outros, aquele é o seu trooper.

O tempo corre. Com mais ou menos 3 anos e meio, decide parar de mamar. Nem ele nem a mãe sabem ao certo quando ele parou. Foi natural, um movimento dele. Forte como um touro, graças a todo esse leite materno.

Ganhou um primo, outro Pedro. Um primo que com o tempo, vai correr gritando "pimooooooo" toda vez que vê o André.

Apaixonado por números e letras.Questionador e obcessivo, ele devora as letras e os números. Ganha um jogo de letras móveis. A primeira palavra que escreveu foi Bis. É apaixonado por chocolates.

Já tem 4 anos. Começa a parar de comer várias coisas que antes comia. Nao há o que o convença. Cada vez mais seletivo.

Já tem seus próprios livros em quantidade. E transforma todo o papel que encontra em réplica das pichações que vê pelos muros da cidade.

As vezes, mata a mãe de carinho, quando faz um desenho mitológico...

Cinco anos. Outro aniversário de trem. Mãe louca enquanto escreve aqui tentando contar um resumo de tanto tempo, em poucas linhas soltas.

Mas é tanta coisa... André que anda não vai a escola, que consegue usar a internet sem pedir ajuda, que lê e escreve e desenha trens em todos os lugares.

Cinco anos de aventuras. Raras vezes fica doente. Tem idéias lindas. Não é muito falador. Continua se emocionando com música, e tem uma empatia imensa. Tudo é motivo de gargalhadas. Anda imitando aviões e reconhece os amigos da mãe pelo msn - alguns deles são também seus amigos.

E agora, mais uma aventura. Este blog. =)