quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Na biblioteca da estação... Biologia

O André Luiz deu de aniversário para o André um livro. E o André na hora fingiu que não era com ele, porque é um safado. Depois, assim que o André Luiz virou de costas, ele grudou no livro. Eu já teria terminado de escrever o post se não estivéssemos discutindo sobre a diferença entre células B e células T no sistema imunológico...

Desde que ganhou o livro, ele tem explorado a leitura. Agora ele vai e volta fazendo associações. A discussão sobre as células brancas começou depois que ele pediu que eu lesse a definição de vírus, onde citava a célula T... ele pegou o livro, virou até a parte das células do corpo e procurou as células T para ler também. Daqui a pouco vai ter decorado. É um dos livros preferidos dele entre todos que tem, apesar de precisar de ajuda na leitura (cada verbete tem pouco mais de 100 palavras, né, ainda demora um tempinho para ele conseguir ler tudo isso de uma vez).

Não é um livro grande, é meio quadradinho, bem aquele para carregar com você o tempo todo (e tem sobrevivido bem ao fato do pequeno arrastando ele de um lado para o outro). Tem 128 páginas e se divide em partes: blocos de construção (DNA, célula, etc...), vida (insetos, répteis,etc..), funcionários do corpo (os orgãos, as células T, rs...) e agentes verdes (caule, flor,etc...). Cada "verbete" tem uma página, com uma ilustração simpática como se aquele fosse um personagem, um texto em primeira pessoa e algumas informações em tópicos. A linguagem é infantil, mas respeita as nomenclaturas e é um ótimo exercício para conhecer palavras novas.
 
É um dos melhores livros de iniciação científica que já peguei na mão. Tem motivado ótimos papos, muito conhecimento sobre o próprio corpo e o mundo a nossa volta.

Biologia
Coleção Ciência Fácil
Edições Girassol
128 páginas
Autoria Basher e Dan Green


ps-já começa bem que o subtítulo é "a vida como nós a conhecemos", presumindo que as informações não são eternas... e eu não acho para postar o Charles Darwn mais fofo do mundo, que abre a introdução...

Um comentário:

  1. Bom saber que a gente vai ter mais assunto pra conversar da próxima vez que eu chegar aí!

    ResponderExcluir